Lara comemorou o dia da freguesia

Lara celebrou 122 anos de História

Diz-se que o nome Lara vem do Conde Castelhano D. Alváro Nunes de Lara, que aqui fizera solar novo, por concessão de D. Afonso II, O Gordo, que assim o premiava pela bravura demonstrada na batalha de Navas de Tolosa, onde o Conde serviu de alferes ao rei D. Afonso de Castela, o sogro do nosso monarca, que o fora ajudar com uma divisão portuguesa.

D. Álvaro Nunes apelidava-se “Lara” por ser senhor da cidade com aquele nome na Castela Velha. Assim entrava em território nacional, pela primeira vez, aquele que viria a ser, a partir de então, um dos mais nobres apelidos de Portugal.

Pelas listas das igrejas situadas no território entre Lima e Minho, elaboradas por ocasião das inquirições de D. Afonso III, é citada como uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tui.

Era do padroado real.

Em 1308, pertencendo ao Bispo de Tui D. João Fernandes de Sotto Maior, foi dada ao rei D. Dinis em troca de outras propriedades.

Em 1320, no catálogo das mesmas igrejas, mandado elaborar pelo rei D. Dinis, para determinação da taxa a pagar, Santa Eulália de Lara foi taxada em 80 libras. Nessa ocasião enquadrava-se no arcediagado de Vila Nova de Cerveira.

Em 1444, D. João I conseguiu do Papa que este território passasse a pertencer ao bispado de Ceuta. Aí se manteve até 1512. Neste ano, o arcebispo de Braga D. Diogo de Sousa deu ao bispo de Ceuta, D. Henrique, a comarca eclesiástica de Olivença, recebendo em troca a de Valença do Minho.

Em 1513, o Papa Leão X aprovou a permuta.

 No registo da avaliação dos benefícios eclesiásticos da comarca de valença do Minho, feito no tempo de D. Manuel de Sousa (1545-1549), por Rui Fagundes, vigário de Valença, Santa Eulália de Lara rendia 40 mil reis, tendo a sua vigararia de rendimento 10 cruzados em dinheiro e o Pé de Altar.

Na cópia de 1580 do censual de D. Frei Baltasar Limpo, Santa Eulália de Lara enquadrava-se na terra de Valadares, sendo da apresentação de Leonel de Abreu.

Segundo Américo Costa, foi mais tarde vigararia da apresentação do Mosteiro de Santa Ana de Viana do Castelo e depois reitoria.

Por decreto de 13 de janeiro de 1898, o lugar de Aldeia, que para efeitos eclesiásticos já pertencia à freguesia, passou a integrá-la em termos administrativos, pois este lugar pertencia à Freguesia de Boivão, Concelho de Valença.

A freguesia de Lara ocupa uma área de cerca de 533ha, dista seis kms à sede do concelho.

Confronta com Lapela a norte, Pias a sul, Troporiz e Pinheiros a nascente e Friestas, Gondomil e Boivão (as três freguesias do concelho de Valença) a poente.

São seus lugares principais: Forno, Aldeia, Paços, Fonte, Outeiro, Senra, Lordelo de Baixo e Porto de Bouças.

No passado dia 13 de Janeiro, pelas 19horas iniciou-se a celebração do Dia da Freguesia com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Monção Dr. António Barbosa, os vereadores Dr. João Oliveira e a Dr. Natália Rocha e o assessor Pedro Bezerra, o Presidente da Câmara Municipal de Valença Manuel Lopes e os presidentes da junta de Boivão Jorge Fagundes e da união de freguesias de Gondomil e Sanfins Paulo Marquês, com todos os Larenses e amigos. Um dia cheio de história que ficou marcada pela inauguração da Placa alusiva ao dia da Freguesia e uma exposição de fotografias antigas sobre a nossa terra e as nossas gentes. Foram homenageados duas pessoas, José António Oliveira Vilar Afonso como Cidadão de Honra que desempenhou o cargo de Presidente da Assembleia entre 8/01/1986 e 30/09/1989 e atribuímos o Diploma de Cidadã de Mérito a Maria Célia Ribeiro Campino, primeiro-sargento destacada como chefe de uma viatura blindada de rodas da brigada de intervenção que integrou a V Força Nacional na República Centro-Africa em 2019. O Sr Presidente Carlos Vieites fez a presentação do plano de atividades para o ano de 2020.

E pelas 20h30min iniciou-se o jantar convívio no Café Belmonte e fez-se a apresentação do Bolo do Tacho, confeccionado pelo Chefe Rui Ribeiro, um prato típico que define culturalmente Lara pelos seus costumes e tradições.

A Junta de Freguesia e Assembleia de Lara agradecem a todos os que estiveram presentes e os que contribuíram para a realização deste evento.

“ a história da nossa freguesia é feita com pessoas que lutam e têm orgulho da sua terra”

SOMOS LARA

251 654 510
freguesialara@sapo.pt
 
Nós no Facebook
Últimas Notícias
TAGS POPULARES
Calendário
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Jul0 Posts
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
Jan0 Posts
Mar0 Posts
Mai0 Posts
Ago0 Posts
Out0 Posts
Mar0 Posts
Mai0 Posts
Jul0 Posts
Ago0 Posts
Out0 Posts

facebook